Já nos segues nas redes sociais?

Como reutilizar as borras de café?

Escrito em 29 de nov. de 2020

Como reutilizar as borras de café?

Segundo a AICC em média, cada português bebe cerca de 2,5 chávenas de café, por dia o que corresponde a uma média de consumo (nacional) de café de 5 kg, por pessoa e por ano.

As borras deste café são cuase na totalidade deitadas fora, deixa-mos aqui algumas dicas de como as podes usar. 

Eliminar odores das mãos

Alho, cebola, e outros alimentos acabam por deixar um cheiro forte nas mãos, difícil de ser tirado com detergentes e sabonetes normais. A borra de café, no entanto, é perfeita para isso. Depois é só lavar as mãos de novo ou ficar com cheiro a café. 

Adubo para plantas

As borras de café são um excelente adubo, pois são ricas azoto, fósforo e potássio, podem ser usadas diretamente sobre o solo ou incorporar na terra, use principalmente nas rosas, azaléias, rododendros, hortênsias e camélias. As borras melhoraram a acidez natural e os nutrientes que contêm o solo.

Pode também preparar um adubo liquído. Numa garrafa basta juntar 6 colheres de chá de borras de café para 1 litro de água, mexer bem e aguardar 3-4 dias para fermentar depois é só regar as plantas.

Se fizer compostagem pode adicionar as borras e enriquecer o seu composto.

Repelente

Salpique borras de café em torno das áreas infestadas de formigas, caracóis e lesmas de forma a detê-las.

Para insectos, misture 100 gramas de borra de café em um litro de água. Agite bem e na sequência transfira o liquído para um borrifador. Depois é só aplicar nos locais onde os insetos aparecem.

Esfoliante para a pele

Na nossa loja podes encontrar alguns esfolientes feitos apartir de borras de café. 

Mas podes fazer um casa um esfoliante mais simples aproveitando as borras do teu café de forma a remover as células mortas da pele.

Mistura a borra de café com óleo de coco ou água, formando uma pasta, para um efeito mais esfoliante podes ainda adicionar sal marinho ou açucar mascavado. Esfrega suavemente na pele e depois lava com água e sabão.

Além de limpar, a esfoliação melhora o fluxo sanguíneo, contribuindo para a melhoria geral da saúde da pele.

 

Se gostaste desta informação partilha com os teus amigos. 

 


×